05/05/2015 - 14:38
Atitudes Sustentáveis na Construção: Telhado Verde

O conceito de arquitetura sustentável é uma tendência cada vez mais forte nas grandes cidades. Seguindo essa linha, os telhados verdes ganham a simpatia do público e cada vez mais são encontrados em empreendimentos de pequeno, médio e grande porte.

O conceito de telhado verde foi proposto na década de 20 pelo arquiteto francês Charles-Édouard Jeanneret, conhecido como Le Corbusier. Para ele, as cidades modernas estavam asfixiadas, sem áreas verdes suficientes, o que não contribuía em nada para uma boa qualidade de vida dos cidadãos. Após 90 anos, as cidades cresceram e viram o problema agravado. A grande concentração de prédios e as áreas impermeabilizadas ocasionam problemas de excesso de calor, podendo chegar a variações de 10° acima da temperatura.

O telhado verde está muito em alta atualmente, provavelmente pelos seus inúmeros benefícios ao meio ambiente, tem se tornado um material de interesse para empresas, que passaram a investir em módulos próprios desta cobertura. Estes sistemas prontos se adaptam as construções com telhado inclinado ou laje plana e podem substituir as telhas comuns ou se sobreporem a elas.

Este sistema é perfeito para amenizar a temperatura dentro de casa, embelezar a paisagem e absorver a água da chuva e vem superando medos e preconceitos. Além de diminuir a temperatura, reduz gastos com energia, aumenta a área de lazer e purifica o ar.

O telhado chega a reduzir em até 30% os efeitos climáticos dentro da casa. Além disso, o telhado verde é também bom para a saúde: a vegetação ajuda a manter a umidade relativa do ar. Outro benefício é a redução no consumo de água. A vegetação e a terra do telhado criam um filtro natural e água que cai da chuva pode ser utilizada ara regar plantas, tomar banho, preparar alimentos ou até beber. Esteticamente os telhados verdes também podem ser atrativos.

A implantação de telhados verdes é uma tendência da arquitetura e da construção civil, por ser funcional e de fundamental importância para solucionar problemas urbanos cada vez mais frequentes. O substrato implantado reassume o que seria um solo, e seus benefícios são reproduzidos, como absorção da água da chuva.

O custo para a manutenção do telhado verde é praticamente zero, com eventuais necessidades de rega em períodos de seca no verão. A técnica consiste na aplicação e no uso do solo e da vegetação sobre uma camada impermeável na laje superior da edificação. É necessário saber se a estrutura da edificação suporta este sistema de telhado (substrato, plantas e água acumulada). Outros pontos cruciais são impermeabilização e colocação dos drenos, garantindo que a água da chuva não infiltre no teto. Assegurada a eficácia destes itens, pode ser iniciado o plantio. É preciso ter cuidado com a rega, adubação e poda das plantas.

Além de todas as vantagens já citadas, um telhado verde pode ser de grande ajuda na diminuição de enchentes e inundações nas cidades. Quando chove, a água, em um ambiente normal, é absorvida pelas plantas e pela terra e depois evapora. Nas cidades, como as superfícies são impermeabilizadas, a água escoa causando enchente. Nos sistemas de telhados verdes, a água é captada e absorvida pela vegetação.

No Brasil existem algumas empresas que produzem sistemas de telhado verde, através de módulos prontos de fácil aplicação, chegando a pesar 80 kg por m² e variando entre os valores de R$ 90,00 a R$ 180,00 por m² (sem instalação), dependendo da vegetação escolhida.

Economia na instalação

Instalar um telhado verde em uma construção é uma iniciativa bastante econômica. Para uma obra nova, a instalação não traz custos extras. Caso a obra já esteja terminada, o telhado precisará ser adaptado e, nesse caso, sim, haverá um gasto que incluirá impermeabilização do telhado e implantação da vegetação. É possível colocar diversos tipos de vegetação no telhado. A mais comum é a grama, mas também podem ser usadas plantas frutíferas ou hortícolas. Ao optar por um telhado verde, estamos usando a natureza em nosso favor, o que é muito mais inteligente do que brigar contra ela.


Autor(a): Cristine Ferro



COMPARTILHE:

Veja outros posts
Página Inicial Mais artigos Voltar

(49) 36770907

Rua São Bonifácio, 78 - Centro
Itapiranga - SC
CEP 89.896-000

Mapa de Localização
Acesse nossos canais:

Portal Força d'Oeste © Todos os direitos reservados
Desenvolvido por DBlinks Agência Digital